terça-feira, 11 de agosto de 2009

Reflexão sobre Cultura e Sociedade


Trechos do texto "Cultura da vaidade e do consumo"

Yves de La Taille

Nesse artigo, o autor reflete sobre as relações de consumo e seus aspectos problemáticos para a educação escolar, sem descartar o fato do consumo ser um ato inevitável no mundo contemporâneo.

"Enquanto especialistas alertam para perspectivas de dias tristes, devido à nossa bulimia consumista, os publicitários associam constantemente o ato de comprar a 'viver uma vida feliz'. Enfim, ter êxito em convencer alguém de que deve consumir menos e melhor implica enfrentar poderosos interesses. E implica também enfrentar valores de uma cultura da vaidade."

"Nossa cultura mostra-se vazia e vã em vários aspectos; portanto, merece, ao menos em parte, ser chamada de 'cultura da vaidade'."

"A necessidade psicológica do consumo está mais nas marcas da visibilidade (...) que nas necessidades pragmáticas de sobrevivência e conforto. Consome-se para, por meio da ostentação daquilo que foi adquirido, dar um 'espetáculo de si'."

"Uma educação que vise à conscientização dos alunos sobre o seu papel como habitantes da Terra não pode limitar-se aos aspectos técnicos da questão. Ela deve levar os jovens a pensar sobre o que, afinal é ser humano."

Fonte: Revista Pátio, n.46, ano XII, maio/jun. 2008, p. 16-19. (material disponível para consulta na biblioteca).

Reforma da Secretaria

Mais uma melhoria na Escola Monsenhor Artur foi feita. Com a reforma da secretaria, o acervo documental será preservado, acabando com os problemas estruturais que geravam mofo e retenção de umidade.
Com isso, teremos uma melhor conservação para toda a documentação dos alunos e funcionários.

Dilza Medeiros e Vanda Simões (diretora e vice-diretora)