quinta-feira, 19 de março de 2009

Projeto Câmara Mirim

No dia 18 de março no plenário Amynthas de Barros, começou a Segunda Legislatura do Projeto Câmara Mirim e, neste ano, 4 alunos da Escola Monsenhor Artur de Oliveira foram escolhidos para representar a regional Noroeste, a convite da gerente regional de Educação Jussara Liberal.
Nesse primeiro dia, os alunos Caio, Gabriel, Sara e Wesley foram empossados e ouviram as palavras da Presidente da Câmara de Vereadores, Luzia Ferreira, e dos demais oradores que representavam vários órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte. Os vereadores mirins também prestaram um juramento e assinaram um termo de posse, comprometendo-se a exercer honradamente as funções legislativas. Também participaram da escolha dos temas a serem trabalhados durante o mandato e da composição das comissões temáticas. Esse projeto é coordenado pela Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Estavam presentes os funcionários da Escola Monsenhor Artur: Dilza Medeiros (direção), o coordenador do projeto na EMMAO - Paulo Sérgio (História), Sebastião (Língua Portuguesa) e Sílvia Goulart (Biblioteca). Alguns alunos da escola também compareceram, representando o turno da manhã.

"O Câmara-Mirim é coordenado pela Escola do Legislativo e tem como objetivo desenvolver o espírito de cidadania, a participação democrática e o senso crítico e político, em alunos do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais. Promovendo reuniões mensais na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Projeto visa a conscientizar sobre o importante papel do Poder Legislativo na sociedade belorizontina.
Participarão do Projeto Câmara-Mirim de 2009 dez escolas municipais de Belo Horizonte, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação - SMED, que elegeram quatro vereadores mirins cada uma, entre seus alunos do 6º ao 9º ano. Uma destas escolas, escolhida por sorteio, elegeu 5 alunos, totalizando 41 vereadores mirins, número que reflete o parlamento municipal de Belo Horizonte." (Fonte: link Escola do Legislativo)

No decorrer do ano, os vereadores mirins terão palestras sobre os temas escolhidos; simulações de audiências públicas; apresentação e redação de proposições - Projeto de Lei, Indicação e Representação; além da discussão e votação dos projetos apresentados. Após cada sessão da Câmara Mirim, a escola promoverá atividades de repasse do conteúdo para os demais alunos. Ao final do ano, haverá uma Sessão Solene de Encerramento, a Diplomação dos vereadores mirins e o Encaminhamento do projetos selecionados.

Para acessar mais informações e o vídeo com o primeiro dia do "Câmara Mirim", clique no link abaixo:
Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte






















Ciências na Sala de Aula

Na semana passada, a professora Sandra Pardini realizou um trabalho com os alunos do Final do 2º Ciclo sobre o Tema: "Trabalhando com Misturas". Os alunos puderam conferir como algumas substâncias reagem ao serem misturadas com água, entre elas: areia, açúcar, sal e leite. Nessa oportunidade, foi possível vivenciar a teoria ensinada nas aulas de Ciências.