quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Semana da Criança

06/10 a 10/10 - Além a peça O papel roxo da maçã, os alunos tiveram uma semana recheada de novidades, comemorando a semana da criança - entre elas um torneio interno de Futsal. Nas fotos, você também confere a homenagem aos professores, pessoas fundamentais na vida do estudante: "O conhecimento nos dá meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver." (Rubem Alves).






















Teatro Papel Roxo da Maçã

07/10 - Nesse dia, os alunos foram presenteados com a apresentação da peça O papel roxo na maçã, encenado pelo grupo Yepoca e patrocinado pelo Banco Mercantil do Brasil.
Essa iniciativa da direção de trazer o teatro até a escola possibilitou a participação de todos em mais um evento cultural agradável e educativo.
Quando o espetáculo começou, uma atriz e um ator, vestidos a princípio de palhaços, narraram a história de uma menina, a Rosa, que foi apresentado sob a forma de uma boneca num cenário colorido e cheio de materiais atrativos.
O casal de atores, durante a apresentação, se caracterizaram e se transformaram em vários personagens: pai, mãe, amigo, professora da Rosa (a dona Didáctica) e na própria Rosa. A forma dinâmica como a história foi encenada prendeu a atenção dos alunos, que deram também boas gargalhadas.
A história nos mostrou como a menina Rosa fazia para entender "as coisas" antes e depois de aprender a ler com a sua professora Didáctica. Durante a apresentação, assistimos a um vídeo que trouxe informações e orientações sobre o meio ambiente e a ecologia, cujo título era: 8 maneiras de mudar o mundo.
E, para terminar a história de Rosa, uma menina antes e depois de aprender a ler, os atores repetiram várias vezes uma estrofe de que vale a pena lembrar:
"Guarde bem na memória
as lembranças da infância
porque não haverá um tempo na vida
como o tempo de criança."
Márcia Regina S. Utsch
Professora do Início do 1º Ciclo
Tarde - Sala 18